Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Textos de: "Rui Fernandes"

Nº 325 - Jul/Ago 2013

Conceito Estratégico e interesse nacional

Foi recentemente publicado o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional que, para além de um conteúdo desprovido de uma real definição estratégica nacional, soma ainda, paradoxalmente, ter como principal obstáculo nalguns dos seus aspectos a política do governo que o aprovou.

Nº 320 - Set/Out 2012

Jornada de coragem na luta pela liberdade e pela democracia

A Revolta dos Marinheiros, em 8 de Setembro de 1936, ocorre num período de consolidação do fascismo. Um período marcado por inúmeras lutas, envolvendo sectores diversos e com expressão e amplitude várias. Nesse contexto, Salazar, exaltando a vocação marítima do povo português, inaugura um processo de revigoramento da Marinha com a aquisição de novos navios, e, procurando reforçar a sua influência num ramo que lhe era claramente hostil, faz acompanhar tal processo de uma acção de charme junto dos oficiais da Marinha. A realidade, porém, é que, apesar de navios novos, as condições a que os praças eram sujeitos geravam mal-estar e consequentes acções de protesto.

Nº 306 - Mai/Jun 2010

NATO- Uma cimeira indesejada

À medida que se aproxima a cimeira da NATO em Lisboa, os círculos do grande capital procuram preparar a opinião pública para aceitar o reforço do papel de polícia mundial daquela aliança militar.

Nº 296 - Set/Out 2008

Forças Armadas - Soberania e interesse nacional

Profundas e negativas modificações estão em desenvolvimento no que respeita aos assuntos ligados com as forças armadas. Modificações que acompanham a ofensiva mais geral contra os direitos dos trabalhadores e do povo e que igualmente acompanham os processos em curso ao nível da União Europeia e da NATO.

Nº 287 - Mar/Abr 2007

Prosseguir a luta pela dignidade e saúde da mulher

Num contexto político e ideológico extraordinariamente difícil, a vitória do Sim neste referendo, mais expressiva do que a do Não em 1998, constitui um elemento altamente encorajador para o prosseguimento da luta política e social por uma outra política ao serviço de Portugal e dos portugueses, uma política ao serviço dos trabalhadores.Mas a vitória do Sim não pode deixar de ser considerada no quadro da agudização da luta de classes. Trata-se da vitória da luta contra o obscurantismo, da vitória da afirmação popular contra a acção do capital para a formatação das consciências, da vitória que confirma que é possível e urgente um outro rumo para Portugal, reforçando e intensificando a luta, prosseguindo e aprofundando o reforço do Partido. 

Nº 285 - Nov/Dez 2006

O Estado democrático e as Forças Armadas

A estreita relação entre o regime político e económico-social e a defesa nacional é uma questão cada vez mais central da evolução do quadro político português.
O Estado é a organização do poder da classe que domina as relações económicas no interior da sociedade. Por meio dessa organização do poder, essa classe mantém e reproduz as relações de produção que lhe são favoráveis e, desde logo, a forma de propriedade que lhe permite dominar as relações económicas. Logo, a política do Estado tem um carácter de classe, visando a manutenção e o reforço dos interesses fundamentais da classe dominante.